Monday, October 30, 2006

ESC7_ MARX E ENGELS
KARL MARX:
Pensador alemão que viveu no século XIX ( 1818 – 1883 ). Nascido numa família judia de classe média que teve que converter-se ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público.
Viveu numa época de crescimento capitalista industrial, com opressão da classe burguesa sobre a classe operária, que ainda não têm seus direitos estabelecidos e começa a brigar por eles. Exilou-se na França e depois na Inglaterra, vivendo em condições precárias, passando necessidade.
Recebeu grande influência de Hegel, tornando-se doutor em Filosofia, é considerado um dos fundadores da Sociologia, tendo participado como intelectual e revolucionário no movimento operário.
Debateu suas idéias com outros pensadores do seu tempo, filósofos e economistas, negando a importância do conhecimento espiritual como fator importante para mudar a existência. Deu importância à evolução material, à atividade prática como condição para melhoria de vida. Lutou pelo reconhecimento da classe operária, para qual o lucro de seu trabalho deveria retornar, pela distribuição justa do capital e por direitos iguais.
FRIEDRICH ENGELS:
Filósofo alemão também viveu no século XIX ( 1820 – 1895 ) , filho de um rico industrial de Barmen. Na juventude adere a idéias de esquerda.
É o principal colaborador de Karl Marx e juntos fundaram o socialismo científico ou comunismo. Ajudou financeiramente o companheiro, mandando-lhe recursos para sustentar a família no exílio, que vivia na miséria. Assumiu a paternidade de um filho que Marx teve fora do casamento.
Escreveu muitos trabalhos importantes com Marx, sendo o mais famoso o Manifesto Comunista de 1848. Escreveu sozinho muitas obras importantes, de profunda análise social, relevantes para o desenvolvimento do Marxismo.
Resultado de muitos anos de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, tornando-se base para a doutrina oficial dos países comunistas.
MINHAS CONSIDERAÇÕES:
Penso que não fiz leituras suficientes para ter tanta certeza se entendi as idéias marxistas. Penso que a idéia do socialismo, da partilha dos lucros, do reconhecimento das classes produtivas de base é fundamental para que haja justiça social, mas me pergunto: será que em algum momento da nossa história estas idéias foram realmente colocadas em prática? Será que alguma vez houve uma sociedade sem opressores e oprimidos, dominantes e dominados? A única sociedade da qual já tive conhecimento que se aproxima das idéias de comum - união é a comunidade dos primeiros cristãos, e não durou muito.
Penso que as experiências comunistas do mundo moderno, até onde conhecemos, desencadearam sociedades ditatoriais, onde as liberdades individuais foram brutalmente negadas e a democracia esquecida.
Outro ponto: gostaria de saber como era a relação de Engels com os operários das fábricas de sua família. Lutou para que eles tivessem melhores condições de vida e seus direitos respeitados?
Lutou para que os lucros destas fábricas fossem repassados aos empregados?
Olhando para os partidos políticos que se identificam com o Marxismo no Brasil fico pensando se as idéias de igualdade e oportunidade para todos só são fortes enquanto os partidos estão na oposição. Por que é tão difícil manter o poder com justiça social?
Termino meu texto com um pensamento de CHE GUEVARA que sempre me faz pensar:
“ É PRECISO TER UMA GRANDE DOSE DE HUMANIDADE, UMA GRANDE DOSE DE SENTIDO DE JUSTIÇA E VERDADE, PARA NÃO CAIR EM DOGMATISMOS EXTREMOS, EM ESCOLASTICISMOS FRIOS, EM ISOLAMENTO DAS MASSAS. É PRECISO LUTAR TODOS OS DIAS PARA QUE ESSE AMOR À HUMANIDADE VIVA SE TRANSFORME EM FATOS CONCRETOS, EM ATOS QUE SIRVAM DE EXEMPLO, DE MOBILIZAÇÃO."

11 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Parabéns, Leila

Trouxestes questões importantes, fruto de tua reflexão, que espero sejam discutidas no forum e entre teus visitantes aqui no blog.

Penso que as comunidades bem antigas, onde não havia propriedade privada e tudo era compartilhado, nos mostram que uma outra realidade é possível e que esta que aí está teve seu começo e, portanto não é algo natural e imutável. Pode ser transformada.

Este, ao meu ver, é um grande legado do pensamento de Marx e Engels. Esta compreensão de que podemos transformar o mundo.

Os caminhos para isso são complicados e tu apontastes bem alguns caminhos que não foram na direção desejada. O importante é não desanimar, como Che não desanimou.

abraço,

Suzana Gutierrez

3:45 AM  
Blogger berna said...

Leila! Também li o recado para entrar no teu blog. Achei muito interessante a tua colocação e a tua reflexão sobre Marx e Engels... Sou maria bernadete do pólo sapiranga. Abraços...

3:31 PM  
Blogger anete t. severo said...

Leila, li o recado da profª então visitei teu bloger e li teu texto. Fizeste belíssimas colocações como também uma grande reflexão. Parabéns colega. UM abraço
Anete severo

5:22 PM  
Blogger Marcia Martins said...

Parabéns Leila, pelo trabalho realizado! Um abração...

4:41 PM  
Blogger rovisco said...

Parabéns colega,fiquei sensibilizada com tuas colocações e concordo com teu pensamento.Também penso que não devemos desistir pois existe sim a possibilidade de mudanças.Abraços Carmen

6:18 AM  
Blogger Roselaine da Mota Zanette said...

Tuas questões, colega,faz-me refletir também sobre as transformações que devo produzir em meu ser tão consumista, tão capitalista, tão materialista. Mas como falar no meu ser, sabendo-se que sou um ser, antes de tudo, social? É uma utopia pensar em dignidade,em mundo melhor,em justiça, sem refletir sobre a transformação em benefício de todo um coletivo.Um abraço!
Roselaine

5:36 PM  
Blogger Adriana said...

Leila visitei vários blogs hoje, quando fui no blog colaborativo tinha a indicação de visitar o teu trabalho sobre Marx e Engels.Realmente está muito interessante, pois faz pensarmos sobre esta sociedade tão consumista incusive nós mesmos.

4:40 PM  
Blogger Stela said...

Leila, que fala essa tua.
Parabéns, conseguiste levar a todos nós ate aí.
De fato precisamos resgatar essas palavrinhas: humanidade, justiça,verdade, luta, amor...
Possamos nós melhorar o mundo dos nossos alunos e os que nos rodeiam, através de sermos mais humanos em nossas lutas...
Abraços

7:25 PM  
Blogger Magali said...

Oi Leila!
Sou a Magali do pólo de Alvorada.
Quanto a algumas questões que colocaste , ao meu ver, não seria o ideal desejado uma sociedade comunitária?!Onde todos primassem pelo bem comum,onde o bem estar do grupo estivesse acima dos interesses individuais,onde todos seriam peças atuantes em um determinado eixo que moveria a engrenagem desta sociedade,sem privilégios,sem divisão por classes ,onde todos dividiriam com seus semelhantes o que tivessem, onde respeitassem o meio ambiente,preservando-o como peça fundamental para a sobrevivência de nossa espécie,primando pelo bem estar,ao invéz de visar apenas o lucro com a destruição...
Por tudo isto é que chego a conclusão de que nossos ancestrais índios eram sábios...Não eram filósofos,sociólogos,profissionais com um largo currículo,mas como eram maiores que todos nós.Eles tinham o que destruimos e atualmente, tanto ambicionamos...
Um abraço

1:20 PM  
Blogger cleide said...

Leila,
adorei a tua reflexão!Como educadoras devemos lutar realmente por um mundo melhor.
Se conseguirmos, dentro de nossas salas de aula, fazer com que nossos alunos pensem e reflitam sobre justiça, humanidade, luta, verdade e amor, e multipliquem em seus lares essas reflexões, já estaremos contribuindo para um mundo melhor!
Esta realidade que aí está pode ser modificada! O que não podemos é perder a esperança e cruzar os braços!
Dentro de nossas escolas, vivemos situações de dominantes e dominados, principalmente de dominados, onde muitas vezes temos que acatar resoluções que vem de cima, sem contestação. Talvez um dos caminhos para um "mundo melhor" esteja aí!!!! Questionar, refletir, não aceitar tudo pronto!!! Também pelo exemplo se educa. Comecemos por nós, para atingir nossos alunos!
Parabéns pelas tuas reflexões!
Um abraço,
Cleide

5:56 PM  
Blogger Cristina Bauer said...

Leila! Fostes iluminada ao escrever estas considerações, tenho certeza que econseguistes ter a clareza para expressar o que muitas de nós talvez não tivemos a coragem e o discernimento tão aguçado para esse entendimento. Parabéns colega!

8:12 PM  

Post a Comment

<< Home