Friday, October 06, 2006

Atividade 3 - Perguntas sobre o texto de Émile Durkheim

ATIVIDADE 3 – COMO AS IDÉIAS DO AUTOR ÉMILE DURKHEIM PODEM NOS AUXILIAR A VER O MUNDO – POR LEILA WASUM
1 – Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim expõe que a opinião de Stuart Mill engloba conceitos diferentes que não devem ser confundidos, pois ele explora os fatores internos e externos que influenciam a educação.
Exclarece que a ação sobre os membros da mesma geração não é a mesma que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes e que é para esta influência que ele reserva o nome de educação.
2- Quais as duas ressaltadas por Durkheim, para definir educação?
Durkheim ressalta dois tipos de educação:
a) a que leva ao desenvolvimento harmônico de toda perfeição de que o indivíduo é capaz – diz que este ideal não é completamente atingível porque os indivíduos são direcionados a desenvolverem habilidades referentes ao papel que adotarão na sociedade em que vivem de acordo com suas aptidões e preferências. Sendo assim, nossa formação sempre tenderá para um aspecto da especialização humana: ou a área de ação ou a área do pensamento
b) a definição utilitária da educação, segundo a qual o objetivo é a felicidade – a falha desta alternativa é que a felicidade é algo muito subjetivo, que varia de um indivíduo para outro. Sendo assim, a educação não teria um propósito definido e ficaria entregue à decisão individual, visto que as necessidades e aspirações variam de indivíduo para indivíduo.
As duas definições têm como ponto fraco definir a educação como ideal e perfeita, aplicada a todos os homens indistintamente, não levando em conta que a educação varia de acordo com as mudanças e necessidades da sociedade onde está inserida, dependendo de fatores como religião, organização política, da ciência, da economia, etc.
3 – O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos do passado e do presente e aprender deles os caracteres comuns.
O sistema de educação é multiplo porque há várias espécies de educação, visto que há vários tipos de sociedade. Varia de acordo com as necessidades, ideais, e cultura onde está inserido. Deve atender também às diversas aptidões dos indivíduos, por isto não pode ser a mesma para todos.
Ela tem por objetivo transmitir idéias, sentimentos e valores essenciais para que estas sociedades sobrevivam às constantes mudanças da humanidade, fixando-as na consciência dos seus educandos, permitindo também as diversas especializações, preparando-os para desempenharem um papel no convívio social.
4 – De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Cada sociedade faz o homem certo ideal a partir do conjunto de idéias e valores que norteiam o comportamento dos mesmos: sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, a religião e a ética nas relações sociais.
5- Segundo o autor, que função o ''ideal'' a ser realizado tem que suscitar na criança?
O ideal deve suscitar na criança:
a) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros,
b) certos estados físicos e mentais que o seu grupo social particular ( casta, classe, família, profissão ) considera indispensável a todos os seus membros.
6- A partir da definição ''A educação é a ação exercida pelas gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine'' o que conclui Durkheim?
Conclui que a educação deve suscitar na criança, que é naturalmente egoísta e individualista, uma natureza de vida moral e social que exprima nela as características do grupo social da qual faz parte, dando-lhe condições de se relacionar satisfatoriamente com este grupo e preparando-a para uma socialização metódica.
7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Indivíduo e sociedade são dependentes porque o homem é, basicamente,um ser social, que necessita viver em grupo e relacionar-se, cooperando com seus semelhantes e aprendendo regras que lhe possibilitem uma convivência harmônica com os mesmos.
Por outro lado, a sociedade se perpetua no indivíduo, que é por si só a razão de sua existência.. No momento que o indivíduo tenta melhorar a si mesmo, está melhorando a própria sociedade, que nada mais é do que o conjunto de indivíduos ligados por interesses comuns entre si. . No momento que deseja melhorar a sociedade, deseja melhorar sua própria qualidade de vida.

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